Container

Tema

Política

Prefeitura vai consultar usuários na licitação de ônibus

Etapa final do processo prevê audiência pública no final de maio e publicação do edital em julho.

Publicado 11/04/2014 11:03

A Licitação do Transporte Coletivo, uma ação inédita na história do município de Pelotas, entrou na etapa final. Durante reunião do prefeito Eduardo Leite e equipe de gestores da prefeitura, ocorrida nesta quinta-feira (10/04/2014) no Paço Municipal, ficou decidido que o usuário que utiliza diariamente o transporte público será o sujeito deste processo, que deve culminar com a publicação do edital de licitação na primeira quinzena de julho. “Queremos um processo baseado no diálogo e na transparência, com consultas aos maiores interessados: aquelas pessoas que dependem dos ônibus na sua rotina diária. É fundamental que elas participem das decisões”, adiantou o prefeito.

A prefeitura irá disponibilizar publicamente, nas próximas semanas, as informações referentes ao molde desta licitação – detalhando, em linguagem acessível, em um espaço virtual (internet), o funcionamento, as condições, as exigências e as inovações que o sistema terá. O objetivo é envolver a população usuária de ônibus para que contribua ativamente no processo.

Neste espaço, haverá um aplicativo para que o internauta faça simulações considerando os diversos fatores que interferem no custo da tarifa, tais como poltronas mais confortáveis, ônibus com ar-condicionado, todos os passageiros sentados, o pagamento total ou parcial da passagem para alguns grupos específicos – ele poderá enviar sua proposta favorita à prefeitura. Além disso, vai poder esclarecer dúvidas e fazer comentários. 

“Na última semana de maio haverá uma audiência pública, onde será explicada a proposta que vem sendo desenvolvida pela equipe da prefeitura, desde o ano passado, e, mais uma vez, ouvida a população”, explicou o gerente de Transporte da Secretaria de Gestão da Cidade e Mobilidade Urbana (SGMU), Paulo Osório.

A licitação do Transporte Coletivo prevê investimento de mais de R$ 1 bilhão, ao longo de 15 anos – em torno de R$ 70 milhões ao ano. Englobará o transporte urbano, rural e seletivo, com regras únicas para as três modalidades e mesmo valor para a tarifa urbana e rural. Poderão participar empresas individuais ou consórcios de empresas.

O prefeito destacou que a licitação do Transporte Coletivo integra um conjunto de ações que vêm sendo desenvolvidas pela prefeitura para renovar a condição da estrutura urbana da cidade, a exemplo do que já ocorreu com a retirada dos vendedores ambulantes do Centro, a implantação do Centro Popular de Consumo, a criação do Estacionamento Rotativo e a retirada dos trêileres de lanches que ocupavam irregularmente o espaço público. “Estamos dispostos a enfrentar todos os desafios, por mais polêmicos e difíceis que sejam, e construir uma cidade melhor para as pessoas”, assegurou Eduardo. 

Leia mais sobre: Política

Fonte: Joice Lima

Compartilhe

Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

O primeiro shopping center virtual de Pelotas

Pelotas, 18 de Agosto de 2019

Política de Privacidade

    Termos de Serviço

      Créditos

        Empresas Associadas

          Lojas

          Mala Direta

          Identifique-se

          Painel de Controle

          PelotasCenter

          Endereço: Andrade Neves, 2190/2º andar - - RS - CEP 96.020-080

          Telefone: (53) 3222-3550 -

          Tema1

          Tema2

          Tema3

          Tema4

          Tema5

          Tema6

          Receba as principais novidades por email.

          Plataforma Portais Eletrônicos