Container

Tema

Eventos

Lenine faz show gratuito na quinta-feira em Rio Grande

Publicado 26/03/2014 11:14

por Leon Sanguiné
do Diário Popular

Um dos maiores nomes da MPB não só como música, mas como filosofia que pretende difundir a cultura brasileira no próprio Brasil, o cantor Lenine está com um novo projeto. É a turnê Encontros socioambientais com Lenine, que terá sua estreia na Zona Sul do Estado, na quinta-feira, em Rio Grande.
A proposta do artista é viajar o país passando por 12 cidades que desenvolvem projetos socioambientais. Nestes encontros, além de, claro, fazer música, conversará com as comunidades acerca da importância da preservação ambiental. “A arte é um instrumento de aproximação poderoso por uma sociedade mais justa, gosto de acreditar que a minha música vai além do que meramente canto”, diz.

Os encontros serão realizados durante dois dias. No primeiro, Lenine visitará o projeto anfitrião, a sua proposta e o trabalho desenvolvido. No dia seguinte, celebrará com a comunidade local, conversando com a população a fim de conhecer as demais iniciativas socioambientais da região. Tudo acabará em música, quando o cantor fará show gratuito. Por se tratar de uma proposta muito mais intimista, a apresentação será baseada em versões no formato voz e violão do seu repertório. Exatamente da forma como foram compostas. “É a oportunidade de conhecer a canção despida e sem subterfúgios, da maneira como foi concebida”, explica.

No Sul
A turnê já passou por duas localidades. Na Praia do Forte, Bahia, através do projeto Orquestra Jovem, e no Tecendo uma Rede de Cidadania, localizado na cidade mineira de Contagem. Serão mais dez até junho. Com uma grata surpresa: Encontros socioambientais com Lenine passará por Rio Grande, única cidade da Região Sul do Brasil a integrar a turnê. Foi escolhida pois é onde se desenvolve, desde o ano passado, o projeto Centro de Referência de Esporte Educacional.

Iniciativa da Fundação Sociocultural Esportiva do Rio Grande (Funserg), o projeto, financiado pela Petrobras, atende 600 crianças, estudantes da rede pública de ensino, entre sete e 17 anos. A elas são oferecidas atividades e oficinas voltadas para a prática esportiva com fins educacionais. São trabalhadas no centro as mais variadas modalidades, do taekwondo ao futebol, passando ainda por aquele que é considerado o esporte mais completo em termos de benefícios à saúde: a natação.

Segundo o coordenador geral Carlos Eduardo Patrício, o projeto atende a uma ideia de atingir uma rede multiplicadora do esporte educacional. “Compreende a questão da escola e do esporte para a criança e o adolescente como direito, não como privilégio. Tendo como democratizar isso é fundamental incentivar políticas públicas com o intuito de se garantir esse direito”, diz, ressaltando também os cursos que o projeto oferece de formação para professores da rede pública em parceria com o Instituto Esporte e Educação. Patrício também vibra com a escolha do Centro de Referência Esporte Educacional para fazer parte de Encontros socioambientais com Lenine. “Nos sentimos prestigiados pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido. Esperamos contribuir para que o Lenine se aproprie de nossas atividades e possa levar adiante o trabalho que desempenhamos.”

Palco e luz ecologicamente corretos
A filosofia do projeto passará também por toda a produção do espetáculo. O cenário, criação do designer João Bird, que durante dez anos trabalhou na Amazônia com organizações como World Wide Fund for Nature (WWF) e Forest Stewardship Coucil (FSC), fora construído com lonas de caminhão usadas, mangueiras de incêndio com validade vencida, ambas recicladas, além de estruturas de bambu. A iluminação também foi feita com tecnologia ecologicamente correta.

Serviço
O quê: show do cantor Lenine, dentro de seu projeto Encontros Socioambientais com Lenine
Quando: quinta-feira, dia 27, às 19h
Onde: largo da prefeitura, em Rio Grande
Entrada franca

Leia mais sobre: Eventos

Fonte: Diário Popular

Compartilhe

Delicious Digg Google Bookmarks Mixx MySpace Reddit Sphinn StumbleUpon Technorati RSS

O primeiro shopping center virtual de Pelotas

Pelotas, 19 de Abril de 2019

Política de Privacidade

    Termos de Serviço

      Créditos

        Empresas Associadas

          Lojas

          Mala Direta

          Identifique-se

          Painel de Controle

          PelotasCenter

          Endereço: Andrade Neves, 2190/2º andar - - RS - CEP 96.020-080

          Telefone: (53) 3222-3550 -

          Tema1

          Tema2

          Tema3

          Tema4

          Tema5

          Tema6

          Receba as principais novidades por email.

          Plataforma Portais Eletrônicos